Mudança de Vida que Beneficia a Saúde

Mudança de Vida que Beneficia a Saúde

Quando percebemos que nossos hábitos de vida estão prejudicando nossa saúde, é hora de mudança. O ideal é perceber isso antes que a nossa saúde esteja afetada.

Mudar hábitos de vida ruins adotando hábitos saudáveis, é a chave para se ter qualidade de vida e mais saúde, e evitar futuras doenças.

Mudança de Vida x Doença Crônica:

Praticar mais exercícios físicos, ter uma dieta mais equilibrada, reduzir a jornada de trabalho, ter mais tempo para si e visitar o médico com regularidade. Uma pesquisa feita com pessoas com hipertensão ou diabetes mostra que o diagnóstico foi um divisor de águas para uma verdadeira mudança de vida.

O estudo, feito pela Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, e conduzido pela Nielsen Shopper Solutions, mostrou que 64% dos pacientes passaram a fazer atividades físicas após o diagnóstico. A pesquisa indicou também que 62% passou a dedicar mais tempo para si, 61% tomou a decisão de reduzir a jornada de trabalho, 60% aderiu a uma dieta mais equilibrada e 58% das pessoas passaram a visitar o médico regularmente. Ainda segundo o estudo, 54% das pessoas estão satisfeitas com a saúde atualmente.

Outro dado divulgado mostra que 59% das pessoas apostam na melhoria dos hábitos de saúde como o principal motivo para se sentirem em poder com relação às doenças. A principal preocupação dos pacientes é a alimentação: 87% tentam realizar as principais refeições; 86% acham importante beber de 6 a 8 copos de água ao dia e 78% lutam para diminuir o sal. Porém, apenas 24% das pessoas seguem uma dieta com acompanhamento profissional.

Confira os 10 Passos para uma alimentação mais saudável aqui.

Se por um lado mais pacientes se tornam protagonistas importantes de seus tratamentos, ainda é significativo o número de pessoas (mais de 40%) com diabetes e hipertensão que interromperam o tratamento ao menos uma vez nos últimos cinco anos por indisciplina ou depois que os sintomas desapareceram, segundo o estudo.

Além disso, mesmo sabendo que têm diabetes ou hipertensão, muitos não iniciaram o tratamento médico por considerarem que a doença não é grave o suficiente: 15% das pessoas com diabetes e 12% das que apresentam hipertensão.

Note como é possível sim, melhorar a qualidade de vida, controlando doenças crônicas, como por exemplo: como controlar a diabetes naturalmente.

Estar bem informado também contribui para o protagonismo do paciente. O estudo mostra que 40% das pessoas com doenças crônicas acessam sites de buscas e 28% procuram em sites específicos informações sobre a doença, prevenção, tratamento, medicamentos e profissionais de saúde. Segundo a pesquisa, o hábito não substitui o contato com o médico: 92% dos entrevistados fazem tratamento com acompanhamento médico e 85% confiam nos profissionais de saúde. Outro dado divulgado mostra que os principais problemas para um tratamento ideal estão ligados aos recursos financeiros (59%) dos pacientes.

Fontes da matéria: Viva Bem Online, Portal Saúde.

Mudança de Vida que Beneficia a Saúde

Leia mais sobre como emagrecer naturalmente e de forma saudável, sem passar fome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *