jogos e brincadeiras

Jogos e Brincadeiras – Deixe seus Filhos se Divertirem

Se você é daquelas mães que ficam desesperadas quando suas crianças estão brincando e fazendo a maior bagunça no quarto e desejaria que elas ficassem quietas e se comportassem como adultos; saiba que essa sua ideia de crianças comportadas pode não condizer com a verdade de crianças saudáveis.

Jogos e Brincadeiras – Deixe seus Filhos se Divertirem

A bagunça, a algazarra, a verdadeira confusão que as crianças fazem no dia a dia de seus lares é algo normal e que deve ser incentivado. Inclusive contando com a sua convivência e participação.

É lógico que ninguém está dizendo para você permitir que seus filhos incendeiem a casa ou destruam tudo o que você conseguiu comprar com tanto sacrifício.

Mas a mãe consciente e informada sabe que dosar os limites com a correta medida da permissão é a chave para crianças educadas, criativas e felizes com suas próprias vidas. Além disso, essa é a receita para adultos seguros, responsáveis e capazes de fazerem frente às duríssimas exigências que a vida apresentará a eles no futuro.

Brincar é uma terapia importante e uma ferramenta poderosa na educação e no desenvolvimento psíquico, social, motor e intelectual das crianças. Todos os especialistas são unânimes em afirmar que brincando a criança experimenta situações reais do dia a dia que ela não é capaz de compreender muito bem.

Assim, elas podem expressar o que sentem e preparam-se para encarar aquelas situações em sua vida futura.

E toda mãe sabe que é importante participar dessas brincadeiras e estreitar os laços de carinho, amizade e respeito que há entre elas e seus filhos.

Ao brincar o metabolismo da criança libera substâncias relacionadas ao prazer que provocam uma sensação de bem-estar. Uma criança apática, que não brinca e que é excessivamente bloqueada pelos pais se transformará num adulto recalcado e cheio de inseguranças e medos que poderão levá-la a uma vida adulta repleta de sofrimentos e de perdas.

Algumas mães podem aderir aos jogos eletrônicos e unirem-se aos seus filhos nas brincadeiras virtuais.

Mães e Filhos – Passe Tempo com seus filhos

O importante é ter sempre me mente que passar horas e horas diante de uma televisão ou na frente de um computador certamente não fará bem para uma criança (e nem para um adulto). Por isso é importante que as mães tenham dicas de brincadeiras que possam partilhar com seus filhos e que envolvam atividades de raciocínio ou mesmo físicas.

Montar um quebra-cabeça; brincar co um jogo da memória; andar de bicicleta; jogar dama, dominó, bola ou outros jogos é importante e garantirá uma interação intensa e extremamente apreciada por ambos. Brinquedos que as crianças possam movimentar, empurrando ou puxando, servirão como estimulantes da função motora e da coordenação geral.

Que tal brincar com seu filho de pique esconde, pega ladrão ou pega-pega? São brincadeiras que eles adorarão e, de quebra, promoverão um exercício intenso e um gasto de energia acentuado para ambos; deixando-os felizes, calmos e plenamente satisfeitos após todo o tempo em que se divertiram juntos.

Jogos e Brincadeiras

É importante te em mente que o seu filho deve brincar sempre que possível. Muito mais do que simples divertimento, as brincadeiras de hoje terão um papel importantíssimo no ser humano que ele se tornará amanhã. E você, como mãe, tem o dever e a missão de fazê-lo ser o melhor ser humano possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *