queda de cabelos

Queda de Cabelos – Como Tratar

A queda dos cabelos está relacionada a fatores genéticos e má alimentação. A falta de nutrientes essenciais pode acelerar a perda dos cabelos, e da mesma forma a reposição natural dos nutrientes pode ajudar a evitar a perda dos fios e fortalecer a raiz dos cabelos.

alimentos para queda cabelos

Queda de Cabelo- Como tratar:

A perda dos cabelos compreende duas queixas diferentes entre si: o eflúvio (queda) e a calvície ou alopecia (falhas). Ambos são um problema comum e que, somados, atingem milhões de pessoas em todo o mundo. Para o médico é fundamental fazer a distinção entre o cabelo que cai e a falha que fica.

Vamos começar falando sobre a calvície. Homens, em geral, são os mais afetados pela calvície, também chamada de alopecia androgenética.

Muitas mulheres também sofrem deste problema de calvície feminina, que atualmente se chama alopecia de padrão feminino. A calvície é a falta de cabelos na cabeça e inúmeros fatores podem causar perda dos cabelos. Dependendo da causa, há maneiras diferentes de lidar com o problema.

A calvície masculina, o tipo mais comum, por exemplo, tem diversos tipos de tratamento, porém muitas pessoas acabam optando por não realizar nenhum tipo de tratamento e “assumem” a própria calvície.

Como Tratar a Queda de Cabelos:

alimentos para queda cabelos

O tratamento da alopecia feminina é mais complicado que o tratamento da calvície masculina por uma série de motivos.

O principal dele é a dificuldade das próprias mulheres em entenderem que se trata de uma doença crônica e progressiva, ou seja: ela vai piorando e se tornando mais evidente com o passar dos anos.

Muitas querem um resultado imediato e – como ele não ocorre – abandonam o tratamento e só vão buscar ajuda quando a situação já está bastante avançada. O tratamento é feito com uma combinação de produtos orais, vitaminas, antioxidantes e nutracêuticos, medicamentos e produtos de uso local.

A abordagem deve ser feita em várias frentes, sempre na tentativa de impedir que os fios se miniaturizem.

A queda dos cabelos e eventual perda pode ser progressiva, como nas calvícies masculinas e femininas, mas também pode acontecer de repente, no caso da alopecia areata. Pode acometer somente o couro cabeludo, mas também pode atingir todo o corpo.

Alguns tipos de alopecia são apenas temporários, já outros são permanentes. O diagnóstico é feito pela clínica e o dermatologista pode utilizar um aparelho chamado dermatoscópio para auxiliar.

Outra opção é a biopsia e isso pode ser feito nos casos em que somente o exame clínico e dermatoscópio não forem suficientes para termos certeza da doença.

O tratamento para esse tipo de problema é no sentido de diminuir a reação imunológica que fez o cabelo cair e estimular o seu crescimento.

Podem ser utilizados medicamentos orais, ou locais e, em alguns casos, o dermatologista pode fazer a injeção de substâncias como os corticoides.

O estresse físico e emocional relacionados ou não a uma experiência traumática podem deflagrar o quadro de alopecia areata.

Melhorar a alimentação também ajuda a manter a saúde do couro cabeludo, e evitar a quenda dos cabelos.

Alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta são:

  • cereais
  • ovos
  • leite
  • folhas verdes
  • figado
  • nozes

Veja mais dicas de saúde e beleza aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *