atividades físicas

Atividades Físicas – Como Estimular seu Filho a Praticar Esportes

Numa única palavra: exemplo.

Nada é mais forte para uma criança do que os exemplos dados por seus pais. Afinal de contas, os pais são os “seres supremos” de qualquer criança e o que eles fazem é sempre bom e perfeito.

Exatamente por isso, você deve praticar esportes ou qualquer outra atividade física juntamente com seus filhos observando o seu empenho e a sua felicidade praticando essas atividades desde a mais tenra idade, a criança acabará “seguindo os seus passos” e praticando com gosto qualquer atividade física que você introduza em seu mundo, até que esteja suficientemente grande para escolher aquelas das quais gosta mais. Essa maneira é a mais eficaz de estimular as crianças a praticar esportes.

Atividades Físicas – Como Estimular seu Filho a Praticar Esportes

Uma atividade simples, que pode ser feita com você e sem qualquer contra indicação é a caminhada.

Mesmo antes que sua criança esteja andando por si só, você pode levá-la para a rua sempre que possível e, assim que ela dê os primeiro passos, colocá-la para caminhar com você onde quer que vá.

Dicas de Brincadeiras na Escola

É claro que você não pode pegar o seu bebê e desejar que ele ande quilômetros ao seu lado. Tudo deve ser feito pensando na criança e em seu conforto e segurança.

Andar de bicicleta também é um excelente exercício e pode ser estimulado desde cedo com a criança se acostumando com a bicicleta e aprendendo o gosto pelo veículo ainda na cadeirinha. Além disso, nada é mais significativo e prazeroso do que ensinar nossos filhos a andarem de bicicleta.

Cada fracasso e cada tombo é uma oportunidade para você estimulá-lo a tentar novamente e derramar todo o seu carinho e força sobre ele. Desta maneira ele aprenderá que, ao tentar e fracassar; atingirá os requisitos necessários para triunfar e vencer o desafio no final das contas. Isso o tornará mais independente, mais seguro e mais capaz de enfrentar desafios futuros.

A natação é o mais perfeito dos esportes e a atividade física que mais dá prazer ao ser humano. Seja porque nos lembra do tempo em que vivíamos flutuando no líquido amniótico de nossas mães, na segurança protetora de seus úteros; seja porque a água nos mantém suspensos e livres de impactos e ameniza a incômoda e constante presença da gravidade. Toda mães pode começar a nadar com seu filhinho ainda bebê.

Inúmeras academias e profissionais da área têm cursos e horários onde o atendimento para mães com bebês é diferenciado e repleto de cuidados e segurança. A natação além de desenvolver a musculatura geral, a capacidade respiratória e ser ótima para o sistema circulatório nosso e dos bebês; representa uma chance formidável de interação entre nós e nossos rebentos. Algo que só poderíamos experimentar no útero materno.

Com a prática de esportes, nossas crianças melhoram a motricidade; ganham agilidade, amplitude de movimentos e desenvolvem plenamente as suas habilidades de correr, arremessar e rebater. Além disso, o próprio raciocínio é estimulado e o caráter se torna mais forte e mais decidido.

A atividade física é de fundamental importância para a criança. Estimular o gosto e a prática constante de exercícios é saber que estamos estimulando nossos filhos a serem pessoas mais saudáveis, mais felizes e mais dispostas a encarar a vida e todos os desafios que aparecerem em seu caminho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *